Por: Luciano Abib em 21/03/2025
Consolidar o sistema, desenvolver e ampliar as ações do cicloturismo em Santa Catarina, essa foi a pauta em reunião realizada na tarde de quarta-feira (19), com a Secretária de Estado de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, o Deputado Estadual Maurício Peixer e o grupo de gestores e profissionais do cicloturismo de SC.
Dez integrantes do grupo cicloturismo catarinense de diversos locais do estado, estiveram presentes ao encontro. Na oportunidade, a secretária Catiane Seif, deu as boas-vindas ao grupo e fez uma rápida apresentação sobre a importância do tema para o Governo do Estado. Também evidenciou a necessidade de sermos e termos um produto pronto para que possa ser oferecido aos turistas brasileiros e em especial do exterior.

O deputado Maurício Peixer falou sobre a importância do segmento para o crescimento do turismo no estado, envolvendo os diversos circuitos consolidados, em especial, o crescimento do turismo religioso.

Regulamentação da Lei 17.681 da criação do Sistema Cicloviário
O Fernando Angeoletto, assessor parlamentar do Deputado Estadual Marquito, fez uma explanação sobre o início do trabalho e o resultado final do texto referente ao desenvolvimento da Lei 17681 de 11 de janeiro de 2019, cuja regulamentação do Artigo 6º pelo executivo, é no momento a principal demanda do grupo.

Na sequência, Roberto Carlos, do Circuito Caminhos do Louvor, realizou a apresentação que havia sido preparado pelo GT do Cicloturismo, mostrando os circuitos envolvidos, a importância para o desenvolvimento do cicloturismo no Estado, e as proposta de trabalho para, junto com a Secretaria de Turismo, o setor possa ser consolidado e ampliado, contribuindo para a divulgação e novos negócios locais, gerando renda e oportunidades ao segmento.

Números atrativos
Um exemplo importante de números apresentados para o desenvolvimento do nosso cicloturismo, são as competições realizadas pelo Challenge MTB, promovidas por Flávio Borges, que realiza eventos em diversas cidades de SC, “Em cada competição, centenas de ciclistas vem de diversos locais, inclusive, fora de SC. Em média, estes eventos geram uma excelente receita às cidades parceiras. Cada atleta leva seus amigos ou familiares, todos consomem, gastam com hospedagem, gastronomia e adquirem produtos locais. Isso tudo fomenta novas visitas à essas cidades, seja pelos mesmos atletas ou pela indicação, ou seja, o investimento em patrocínios tem um alto retorno e se paga.”, destacou Borges.

Mesmo não estando no encontro em Florianópolis, o empreendedor e operador turístico da Seledon, localizada em Timbó/SC (Capital Nacional do Cicloturismo), Maicon Mohr, relata que também tem números muito atrativos. “Temos reservas de viagens para aproximadamente 30 grupos e muitas consultas. Recentemente recebemos um grupo dos EUA, que conheceu a nossa região do Vale Europeu por oito dias e tudo isso, pedalando. Foi uma experiência sensacional e com muitos elogios. Isso mostra que o crescimento é contínuo e essa integração irá cada vez mais oportunizar a consolidar o cicloturismo como um produto de relevância para o turismo de Santa Catarina”, finaliza Mohr.
Circuitos e novo Portal
Através do portal www.cicloturismosc.com.br, Catiane conheceu os 12 circuitos consolidados e funcionando hoje plenamente, com gestores, agências de turismo, rede hoteleira, gastronômica, atrativos e todo um envolvimento com diversos profissionais do segmento, prefeituras, associações e consórcios municipais. Em breve mais 3 circuitos estarão plenamente em funcionamento, ampliando e permitindo mais oportunidades de escolha aos cicloturistas.
O portal foi criado para unificar e facilitar o conhecimento e as informações a todos os cicloturistas que desejarem conhecer Santa Catarina. Também está sendo desenvolvido mais um aplicativo, ferramenta essa para ser agregada ao cicloturismo catarinense, com produtos e serviços de ponta para os viajantes e todo o universo do segmento.
Novo encontro
Dada relevância e o tamanho do tema, a secretária Catiane, sugeriu um novo encontro para alinhar e definir as ações de trabalho do GT do cicloturismo, juntamente com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo. A data será informada brevemente e poderá contar com mais participantes.
Estiveram presentes no encontro:
Fernando Angeoletto (Alesc), Adriana Nunes (IMA – Rede Trilhas/SC), Paulo Renato Leites (Circuito Rotas do Aguaí), Roberto Carlos (Circuito Caminhos do Louvor), Luis Marcelo Rodrigues (Circuito Vale dos Encantos), Glauce Inês de Araújo (Secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Corupá), Luciano Abib (Canal Aventuras na Bike e Cicloturismo/SC), Flávio Borges (Instituto Bike Ação e Cultura e Challenge MTB), Juliana Demarchi (AMVALI) e Vinícius Neves Zimmermann (Circuito São Pedro de Alcântara).
Assista o vídeo do encontro:
Ver essa foto no Instagram